terça-feira, 24 de março de 2009

Antiga Sabedoria?


Antiga Sabedoria?
Velhas sabedorias, Verdades sem tempo
De Sally Dougherty


Quem conhece o segredo?Quem o proclamou ali?
De onde esse distribuidor de criação brotou?
Os próprios Deuses só vieram mais tarde a ser –
Quem sabe de onde esta grande criação provém?
Aquilo, de onde toda essa grande criação veio,
Se a sua vontade criou, ou se ficou calada,
O Maior de Todos os Visionários, que é o mais alto paraíso,
Ele sabe – ou talvez Ele não saiba,


Essas são palavras de Rig Veda, a escritura Indu originada a milhares de anos atrás. Quando nós olhamos para o que diz respeito a nós, mesmo nas mais remotas épocas, nos surpreendemos o quanto é similar a maneira que pessoas em todos os locais e épocas viam em suas forças e fraquezas, suas esperanças, desejos, e medos, seu auto-senso , suas maravilhas em natureza e cosmos.Eles perguntaram as mesmas questões que nós: Quem sou eu? Como me relaciono com outras pessoas e a natureza? O que faz a vida valer a pena?Como posso controlar o que acontece comigo e aos outros? O que acontece depois que morremos? O que é real e como posso descobrir sobre isso?

Conhecimento moderno é tão amplo e constantemente aumentando que nós devemos questionar o valor em explorar visões mais antigas.Muitas de suas metáforas e atitudes se conflituam com o mundo revelado pela ciência e com princípios modernos de igualdade e direitos humanos. Algumas de suas “sabedorias” parecem não somente imprecisas, mas más idéias. Isso pode fazer dos antigos duros de se relacionar mesmo que nós tenhamos crescido em uma religião com raízes antigas. Entretanto, outras tradições como Budismo, parecem bem em dia e estão tendo um impacto considerável no pensamento contemporâneo.

De algumas maneiras, nós podemos nos beneficiar imensamente por investigarmos religiões desconhcidas, filosofias, mitos e sabedoria, especialmente desde que cada tradição desenvolve certos conceitos mais claramente, diretamente, ou profundamente, e apresentações diferentes falam com pessoas diferentes. Poucas coisas são tão interessantes que encontrar pensamentos habituais expressados de uma maneira que alonga a sua mente e faz você olhar para eles criativamente, talvez virando noções habituais ou reações. Nós provavelmente não entenderemos pensamentos antigos como a pessoa original ou povo entenderam – algumas vezes nós até podemos interpretar uma idéia ou símbolo da maneira oposta. Mas mitos e tradições muitas vezes agem como testes intelectuais de Rorschach, aonde ganham um entendimento que é particularmente valioso para nós.

Uma vez que olhemos em várias tradições, nós encontramos os mesmos conceitos e valores expressos muitas e muitas vezes de maneiras diferentes: e alguns destes têm sido referidos como a perene filosofia, teologia, ou a sabedoria-popular da espécie humana.É claro que universalidade por si só não é dada como verdadeira ou de nenhum mérito, desde que conceitos e valores egoístas, violentos, dolorosos e limitadores apareceram no pensamento humano regularmente como o altruístico, estimulantes, amorosos e inclusivos.Nós só podemos examinar cada estado para nós mesmos e decidir se isso conforma para a realidade sublinhando a natureza e seria benefício de adotar em nossas mentes e corações. Colocando conceitos que aceitamos em prática em nossas vidas em geral nos mostra com o tempo se seu “fruto é bom”.

De outro ponto de vista, sem tradição, crença ou “verdade” podem nos oferecer sabedoria.Sabedoria é algo que cada um de nós tem que encontrar em e para si mesmos, destilando essa sabedoria das nossas experiências, e vivendo-a em nossas vidas.Idéias lidando com o mundo físico são difíceis de expressar: aquelas que lidam com aquilo que é além dos nossos sentidos são quanse impossíveis, reduzindo-nos à metáforas, simbolizando e indicando o que não é. O sage chinês Lao-tzu, ao discutir o Tão ( Caminho) ou deconhecível caminho sendo a base de tudo, começou: “o Tão que pode ser expressado ou nomeado não é o Tão verdadeiro. “ Aqueles que são iluminados se retransformaram um com este princípio que é além da dualidade, além das distinções humanas e valores incompreensíveis para a mente.. Sages assim espontaneamente conformam-se com a fluidez da natureza ao invés de estabelecerem suas consciências e vontades para opô-la. É quando nós nos separamos do Caminho que idéias e valores aparecem. ”Quando o Caminho é esquecido, deveres e justiça aparecem; daí conhecimento e sabedoria nascem ao longo com hipocrisia . Quando relacionamentos harmoniosos dissolvem, daí respeito e devoção surgem: quando uma nação cai em caos daí lealdade e patriotismo nascem.” Através de tão inesperados conceitos Lao-tzu procura desarmar a mente e inspirar entendimento intuitivo.

No fim nós temos uma pequena escolha mas para confiar no nosso senso interior de o que é verdade e sábio, nos dando conta de que quando aprendemos com a nossa experiência nossa habilidade de reconhecer e entender vai crescer. Estudando uma veriedade de tradições nos ajuda a nos mantermos flexíveis e promove um descontentamento saudável com o nosso presente estoque de conhecimento e verdade.