






É do conhecimento comum nas áreas de ciências sociais, especialmente a antropologia social, que na realidade constituída simbolicamente, o significado que as pessoas dão ao mundo não reflete uma essência mais profunda das coisas mas é o produto da relação entre o que nós falamos e da importância que lhe atribuímos . Nesse sentido, duas pessoas podem entender a mesma situação, relacionamento ou evento em maneiras diferentes sem que isso necessariamente queira dizer que uma tenha entendido a "coisa" "corretamente" enquanto a outra pessoa entendeu " errado".
"Logos" são as palavras e os significados que atribuímos a elas. Como um corpo de conhecimento ou opiniões sobre algo, "logos" seguem um raciocínio específico, mas é também uma figura simbólica, uma maneira da falar sobre as coisas em uma categorização particular do mundo. Os vários equívocos ou mal-entendidos que nós vemos todos os dias, especialmente no discurso político público tem suas raízes em parte porque pessoas diferentes usam as mesmas palavras ou termos para falar sobre "coisas" diferentes. O que a palavra "Estado" significa para algém que corre para evitar o ataque da polícia em uma manifestação e o que o mesmo quer dizer para um ministro mentindo para ter uma Limosine cara? O que a palavra "segurança" quer dizer para um adolescente de 15 anos e para um policial? O que isso quer dizer quando dizemos "liberdade"? Ou
"Comunidade", "camaradagem", "ajuda mútua","solidariedade","jogo","dissentimento" são algumas das "palavras" as quais temos de dar novo conteúdo, porque elas podem dar origem a ações, pensamentos e sentimentos que auqecerão nossos corações e nos aproximar das pessoas que amamos,e nos colocar mais próximos das condições sociais que nós queremos viver. Na era da solidão, da apatia e isolamento de seres humanos nossa cultura pode ser transformada mais fertilmente através das palavras e atos dos que amam, os insurgentes, os furiosos por vida e liberdade, dos que acreditam em utopia e dos sonhadores atrevidos.
texto
Panos Papadimitropoulos / Void Network
[Laboratório de Kosmo-consciência política]