quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O que quer dizer Quando Nós Dizemos "Liberdade"? por Panos Papadimitrouplos/ Void Network











É do conhecimento comum nas áreas de ciências sociais, especialmente a antropologia social, que na realidade  constituída simbolicamente, o significado que as pessoas dão ao mundo não reflete uma essência mais profunda das coisas mas é o produto da relação entre o que nós falamos e da importância que  lhe atribuímos  . Nesse sentido, duas pessoas podem entender a mesma situação, relacionamento ou evento em maneiras diferentes sem que isso necessariamente queira dizer que uma tenha entendido a "coisa" "corretamente" enquanto a outra pessoa entendeu " errado".

"Logos"  são as palavras e os significados que atribuímos a elas. Como um corpo de conhecimento ou opiniões sobre algo, "logos" seguem um raciocínio específico, mas  é também uma figura simbólica, uma maneira da  falar sobre as coisas em uma categorização particular do mundo. Os vários equívocos ou mal-entendidos que nós vemos todos os dias, especialmente  no discurso político público tem suas raízes em parte porque pessoas diferentes usam as mesmas palavras ou termos para falar sobre "coisas" diferentes. O que a palavra "Estado" significa para algém que corre para evitar o ataque da polícia em uma manifestação e o que o mesmo  quer dizer para um ministro mentindo para ter uma Limosine cara? O que a palavra "segurança" quer dizer para um adolescente de 15 anos e  para um policial? O que isso quer dizer quando dizemos "liberdade"?  Ou ? Quem é que determina  o que é <> e como esta se torna uma Ação Livre? Especialmente em experiência histórica e interpretação, geralmente um conjunto de significados é o que  determina uma ou outra compreensão de um evento específico.  Sendo assim, os reflexos neo-conservativos de alguns pode levá-los a entender a recente revolta de Dezembro  do ano passado na Grécia como um sintoma de uma sociedade em declínio e um Estado incapaz de responder  a vontade daqueles que correm em "absurda" ira contra propriedade. Por outro lado, a maneira libertária de encarar os mesmos eventos observa neles uma quebra muito necessária com as forças que oprimem indivíduos e a sociedade. Os logos dominantes do governo e da mídia corporativa -"consequentes e moralistas por cima" - conflituam-se com a heterogeneidade dos que ainda se atrevem a falar  em revolução, um processo que na cultura política Ocidental é o equivalente a uma sociedade diferente. A colisão destes dois "mundos" ilustra as formas pelas quais os significados são objetos de renegociação constante de acordo com os motivos, propósitos e idéias das pessoas. Ao mesmo tempo observamos que a cultura é um conjunto de significados que resultam de vários motivos e experiências que criam multiplas maneiras de existir no mundo. Cultura é por si só uma área de conflito, mudança e a elaboração de significados existentes. " Existem tantas maneiras de se viver!"...Existem mesmo? Embora não possamos agir ou pensar fora do contexto histórico-cultural em que vivemos, nós podemos graduamente transformar os conteúdos das deste mundo através das nossas ações e decisões. Desta maneira nós podemos caminhar no sentido de recuperar as nossas vidas.

"Comunidade", "camaradagem", "ajuda mútua","solidariedade","jogo","dissentimento" são algumas das "palavras"  as quais temos de dar novo conteúdo, porque elas podem dar origem a ações, pensamentos e sentimentos que auqecerão nossos corações e nos aproximar das pessoas que amamos,e nos colocar mais próximos das condições sociais que nós queremos viver. Na era da solidão, da apatia e isolamento de seres humanos nossa cultura pode ser transformada mais fertilmente através das palavras e atos dos que amam, os insurgentes, os furiosos por vida e liberdade, dos que acreditam em utopia e dos sonhadores atrevidos.

texto

Panos Papadimitropoulos / Void Network 

[Laboratório de Kosmo-consciência política]